sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Adote uma criança neste Natal!!!


A Associação de Moradores e Amigos da Vila Pereira da Silva, fundada em fevereiro de 1980, comunica a todos que desde 16 de fevereiro de 2008 encontra-se sob nova direção.

Neste sentido temos a preocupação de resgatar e atrair antigos e novos parceiros e colaboradores da comunidade.
Esta nova diretoria tendo como Presidente a Sra. Kelly Martins de Oliveira, tem a honra de informar que em apenas oito meses implantou projetos e obras significativas para a comunidade, tais como; cobertura da quadra de esportes, construção do Centro de Cultura, coleta de lixo reciclável, limpeza e organização dos containers e caçamba de lixos, mutirões contra a dengue e etc.

Ainda é pouco diante de todas as necessidades da nossa comunidade, porém queremos torná-la modelo e para que isso se torne realidade, será de suma importância a sua ajuda e o apoio de todos.

E pensando nisso, principalmente nas crianças estamos lançando uma idéia: O PADRINHO OU MADRINHA no Natal.

Na festa do dia das crianças fizemos a distribuição de 300 (trezentos) brinquedos doados pelos moradores e alguns colaboradores.

Para a festa de Natal estaríamos relacionando o nome das crianças com idade entre 1 mês e 12 anos de idade, e cada uma destas crianças teriam um padrinho ou madrinha, que ficaria responsável por presentear seu (a) afilhado(a), com uma roupa ou sapato ou ambos, tendo a ONG Morrinho, como local de entrega.

A intenção é promover uma mobilização social e a união entre morro e o asfalto, além de fazer com que esse gesto de carinho se reflita em futuras parcerias.

Esta associação coloca-se á disposição de todos.

Desde já agradecemos a sua colaboração!

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA VILA PEREIRA DA SILVA
Rua Pereira da Silva, 826 á 938 fundos – Laranjeiras- RJ
Telefone: 2205-8093/ 78433790

ONG MORRINHO
Rua Pereira da Silva, 826 – Laranjeiras- RJ
Telefone: 2246-1010/ 78433790

Adopt a Child For This Christmas!!!

The Association of Residents and Friends of the Vila Pereira da Silva, which was founded in February of 1980, has been at their new address since February 16 of this year.

We hope that this will attract old and new partners for the community.

The new director Mrs. Kelly Martins de Oliveira is proud to announce that in a mere eight months she has implemented such projects as building a cover for the sports square, constructing a Cultural Center, setting up a recycling program, cleaning and organizing the associated containers and trash bins, and a spearheaded a joint effort to combat dengue.

Although it is a bit early to start thinking about Christmas, we want to make sure to start early in order to be able to accomplish our goals. As such, we would like to start the idea of Godfathers or Godmothers for Christmas for our children.

We have set up for a distribution of 300 toys donated by community resident and various partners. We plan to link kids from the ages of one month to 12 years with an adoptive parent who would be responsible for that child’s gift. Suggested gifts are cloths or shoes (or both). Donations can be left at the NGO Morrinho.

The intention of this is to promote action and unity amongst the community, in addition to taking care of the local youth.

Please know that this project is open to anyone and we thank you in advance for your participation!

Association for the Residents and Friends of Pereira da Silva
Rua Pereira da Silva, 826 á 938 fundos – Laranjeira – RJ
Tel: 2205-8093/78433790

NGO Morrinho
Rua Pereira da Silva, 826 – Laranjeiras – RJ
Tel: 2246-1010/7843-3790

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Programação de Innsbruck - Áustria - "TV Morrinho Live"


Segue o link que contém toda a programação da equipe "TV Morrinho Live" em sua performance na Europa:
http://kristallwelten.swarovski.com/Content.Node/aktuelles/winterfestival/brasilien-zu-gast-im-riesen2.php

A exposição Morrinho em Innsbruck fica de 22/11/08 até 31/03/09 e a abertura será no dia 21 / 11 , 20h, com apresentação do TV Morrinho Live e show com MC Maiquinho.

Program for Innsbruck, Austria – “TV Morrinho Live”

Follow the link that shows the entire format for the team “TV Morrinho Live” en their performance in Europe: http://kristallwelten.swarovski.com/Content.Node/aktuelles/winterfestival/brasilien-zu-gast-im-riesen2.php

The exhibition of Morrinho in Innsbruck will be from November 22, 2008 till March 31, 2009. The opening will be on November 21 at 10:00 PM with a presentation of TV Morrinho Live and a show with MC Maiquinho.


"TV Morrinho Live" em Innsbruck - Áustria de 9 a 23 de novembro

A equipe do "TV Morrinho Live" fará uma única apresentação no dia 21 de novembro em Innsbruck na Áustria.
Fique ligado que em breve divulgaremos o local da apresentação!
Sucesso galera!


“TV Morrinho Live” in Innsbruck, Austria from November 9 to 23

The “TV Morrinho Live” team will have its only presentation on November 21 in Innsbruck, Austria. Stay tuned as we will soon post the location of the presentation.

Good luck guys!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Criticas ao Documentário "Deus sabe tudo mas não é X-9"

FAVELA TIPO EXPORTAÇÃO OU BRINCAR É UMA ARTE
Celso Machado
03/10/2008
Quem diria que terra, tijolos, carrinhos de brinquedo e peças de LEGO poderiam se transformar numa obra de arte tão interessante e inusitada como a mostrada em Morrinho - Deus sabe tudo mas não é X9 (2008) O documentário de Fábio Gavião e Markão Oliveira conta a divertida história do Morrinho, que muita gente chama de maquete (ou de instalação, nos vários eventos em que foi exposto), mas que na verdade é um grande brinquedo construído por oito garotos da favela Pereira Silva (Pereirão para os íntimos) em 2001, reproduzindo a própria comunidade com tijolos quebrados ao meio como barracos e peças de LEGO como os moradores. Descoberto pelos diretores do longa ainda em 2001, o "brinquedo" ganhou fama e galgou os degraus do circuito internacional de exposições até chegar à 52ª Bienal de Veneza, em 2007 (através de reproduções feitas pelos próprios garotos, que fique claro, o original não sai de seu local de origem). Ao longo desses anos, o Morrinho cresceu junto com seus criadores, influenciado pelas mudanças experimentadas por eles e os influenciando também.
Nenhuma descrição que eu faça aqui vai dar conta do impacto visual que o Morrinho causa. Obviamente, não é uma reprodução perfeita, mas parece capturar a essência não só da Pereirão, mas de todas as favelas - e o filme usa isso a seu favor. A desinibição dos garotos envolvidos também é decisive para criar um clima leve e despretensioso, que torna possível falar de coisas sérias (tráfico de drogas, execuções sumárias, conflitos entre morros, enfim, toda a violência que envolve as favelas) sem tornar o filme pesado. Tudo a partir do Morrinho. Bailes, invasões policiais, manifestações, tudo é mostrado por ele, da maneira mais simples - e por isso objetiva - possível. E o resultado é surpreendente: alguns momentos, apesar de na prática serem feitas apenas de tijolos pintados e LEGO, podem ser assimilados de imediato, como o grande baile funk e a representação de um protesto de moradores, com direito a fechamento de ponte e embate direto com a polícia.
Outro grande mérito do filme é não tratar a realidade da favela com base no que poderia ou deveria ser, ou seja, não tenta conjeturar demasiadamente sobre as mazelas e carências daquelas pessoas, nem tenta extrair depoimentos emocionados e/ou revoltados. Ao não fazer juízos de valor, o documentário dá ao espectador acesso direto ao que realmente pensam aquelas pessoas e como funciona o seu mundo. Assim, vemos, através dos bonequinhos de LEGO, a descrição despreocupada do que pode acontecer com quem não "anda na linha"
ou como são resolvidos, sumariamente, alguns problemas dentro da comunidade. Cest la vie.
Os registros das viagens do grupo (os oito garotos e os diretores do filme, que se reuniram na ONG Morrinho) também são divertidíssimos, mais uma vez, graças à espontaneidade dos rapazes, unida a uma edição inspirada. Nessas viagens é possível ver a reação de italianos, franceses e espanhóis diante do trabalho (que para eles tem significado absolutamente diverso do que tem para nós), além de entender também qual a relação dos próprios rapazes com sua obra.
Ao trilhar um caminho original, Morrinho - Deus sabe tudo mas não é X9 se destaca entre tantos outros documentários sobre comunidades carentes, além de não ser um olhar de cima para baixo, lançado pelo mundo asfaltado sobre a favela de chão barrento. Mais do que isso, não tenta empurrar teorias artísticas ou sociológicas, tratando o Morrinho como o que ele é em sua essência: uma brincadeira de criança - e talvez por isso mesmo uma obra tão interessante.
MOSTRA PREMIÈRE BRASIL - LONGA DOCUMENTÁRIO
MORRINHO - DEUS SABE TUDO MAS NÃO É X9
Brasil, 2008. 85 minutos.
Direção: Fábio Gavião e Markão Oliveira.


Review of The Documentary “God Knows Everything But Is No Snitch

“Favela being an exported product or a game is art”
Celso Machado
October 3, 2008

Who would every say that a bit of earth, toy cars, and pieces of Lego could be transformed in to a work of art as interesting and institutionalized as the Morrinho showing – “God Knows Everything, But Is Not A Snitch” (2008). The documentary film by Fábio Gavião and Markão Oliveira tell the fun history of Morrinho, which is what a lot of people call a model (or an installation depending on which of the various events it has been exhibited), but in actuality it is a huge game constructed in 2001 by eight boys from the favela Pereira da Silva (or Pereirão for those who know it well). Morrinho reproduces their own community with bricks broken in half to look like shacks, and pieces of Lego to represent the community residents. In 2001, the “game” starting gaining fame and made a huge leap in the international exhibition circuit when it was present at the 52nd Biennial of Venice in 2007 (which was a reproduction made by the creators of the original Morrinho – as it must be clearly states, the original artwork is never moved). Along the passing of years, Morrinho has grown as its creators have grown up. It has been influenced by the various changes and influences that its creators have also experienced.

Not a single way that I could describe here would give a semblance to the true visual impact that Morrinho causes. It is obvious that what I write in not a perfect reproduction, but I am to capture the essence of not only of Pereirão, but of all of the favelas – and film works toward this goal. The lack of inhibition of the guys involved in the project is also important in creating a light and unpretentious environment that makes it easy to talk about serious issues (such as drug trafficking, social exclusion, conflicts between different favelas, and basically all of the violence involved in favela life) creates a film with a strong message. Everything is possible at Morrinho – dances, police invasion, demonstration – everything is presented in a simple manner with this method of communication and representation. And the result is surprising. Merely with painted bricks and Lego, situation such as baile funk and the representation of a protest among residents with the closing of a bridge and direct confrontation with the police.

Another huge merit of the film is that it does not treat favela life as it should not be addressed. The film does not make assumptions about the problems of those that live in the favela, nor does it make any value judgments. The film gives its viewer direct access to what the residents of Pereirão really think and how their world works. In this way, through Lego toys, we see a carefree description of what happens to those who don’t “walk the line”, or how some problems are resolves within the community. Cest la vie.

The recordings of the group’s trip (the eight boys and the directors of the film the make up the NGO Morrinho) are extremely fun, yet inspiring, thanks to the spontaneity of the boys. On this trip, it was possible to see the reaction that Italians, French and Spanish had toward Morrinho’s work (which was a completely different reaction to what we Brazilians have). And it was also possible to understand the relationship of the boys themselves with their work.

In their own original path, Morrinho – “God Knows Everything But Is No Snitch” deals with disenfranchised communities like so many other documentaries, but it does not give a view from above looking down on favela life. In addition, the film does not try to push the artistic of sociological theories. It addresses Morrinho as it is in its essence: a child’s game – and maybe it is for this reason that it is such and interesting piece of work.

Premier Showing in Brazil – Long Documentary Film
“Morrinho - God Knows Everything But Is No Snitch”
Brazil, 2008. 85 minutes.
Directors: Fábião Gavião and Markão Oliveira

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Locação de equipamentos e espaços - TV Morrinho







Informamos a quem possa interessar que a TV Morrinho aluga suas duas ilhas de edição, mesa de som com duas caixas, telão e projetor para eventos em geral.






Também fornece o serviço de filmagem e edição para casamentos, aniversários, bodas, comerciais, festas de final de ano, eventos empresariais entre outros.






Agrega a locação da maquete Morrinho para churrascos e eventos infantis com filmagem e edição dos mesmos.






Maiores informações pelo telefone: (21) - 2246-1010 ou atraves do e-mail:





Location of Space and Equipment – TV Morrinho

To all of those interest, TV Morrinho is offering for rent two editing stations, a soundboard with two loudspeakers, a screen and projector for public events.

We also offer filming services with editing for events such as weddings, birthdays, receptions, advertisements, end of the year parties, and business events.

We offer the location of the Morrinho model for barbeques and children’s parties, including filming and editing.

For more information call (21) 2246-1010 our write us at tvmorrinho@uol.com.br




terça-feira, 7 de outubro de 2008

Inauguração do Espaço turistico e Cultural Morrinho












Aconteceu hoje às 10 hs na maquete Morrinho a inauguração do Centro Turistico e Cultural Morrinho com a presença do Secretário de Turismo Sr. Paulo Bastos, a comitiva da Secretaria de Turismo e todos os envolvidos na construção do espaço, incluindo a nova geração.
O evento foi aberto à comunidade onde foi oferecido bolo de chocolate, cachorro quente e refrigerante para brindar o momento que é tão importante para o Turismo no Morrinho e para a Vila Pereira da Silva.
Gostaria de agradecer a Secretaria de Turismo pelo apoio oferecido, à Fábio Gavião e Markão Oliveira pela ONG Morrinho, que nos presenteou com a possibilidade de hoje poder entrar com novos projetos no espaço e desenvolver o local de uma forma politicamente correta no exercício da cidadania de diferentes setores de uma forma sustentável com melhor distribuição de renda e criação de oportunidades, agradecer também aos conceptores da brincadeira que hoje transformam este espaço no sonho de qualquer pessoa em ter um quintal como o Morrinho nos fundos de suas casas, e , principalmente agradecer a João Vergara por ter me apresentado ao Projeto Morrinho e ter dado a oportunidade de trabalhar ao seu lado na construção de um futuro mais digno à todos e, finalmente obrigada a todos os parceiros, agencias e operadoras que acreditam no produto Morrinho Turismo.
Quando chegamos para fazer um projeto como esse foi no objetivo de transformar o Morrinho como um projeto modelo de desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em uma comunidade carioca agregada ao roteiro turistico de Santa Teresa, minha grande escola de planejamento turistico na prática.
Hoje tenho a certeza que trabalhamos com o amor que move a vontade em construir um mundo melhor onde transformamos uma pequena comunidade, depois um bairro, uma cidade, um estado, um país e, por que não um mundo melhor?
Obrigada à todos os envolvidos neste processo por tudo o que vivemos, desde o aprendizado, trocas de culturas e vivências, pelos amigos, pelo espaço e respeito que ganhei para executar o meu trabalho e pela descoberta em saber que há heróis no Morrinho sim!
Ao contrário do que é falado que no Morrinho não há espaço para heróis, ao longo deste trabalho descobrí que os grandes heróis do Morrinho estão dentro de cada um de vocês que deram inicio a esta fascinante brincadeira na arte de viver, parabéns galera!!!

Inauguration of Morrinho’s Touristic and Cultural Space

Today at 10:00 PM at the Morrinho was inaugurated at a Touristic and Cultural Center. Present were the Secretary of Tourism, Mr. Paulo Bastos, the committee of the Secretariat of Tourism and all of those involved in the construction of the model, including the younger generation.

The event was open to the community and offered chocolate cake, hot dogs, and soft drink to celebrate this very important moment for Tourism at Morrinho and for the Vila Pereira da Silva.

I would like to thank the Secretariat of Tourism for the support, and Fábião Gavião and Markão Oliveira for NGO Morrinho, that allowed us today’s opportunity to be able to explore new projects, and to develop the space as one of sustainable political correctness among different sectors to better distribute the product and to create opportunities. Thanks also to the creators of the game that today was transformed into the dream of any person in having a place like Morrinho close to their homes. A special thanks to João Vergara for having introduced me to Project Morrinho for and having given me the opportunity to work with him in constructing a more appropriate future for everyone. Finally, thank you to all of the partners, agencies and operators that believed in the product of Morrinho Tourism.

When we started out on a project such as this one, the goal was to transform Morrinho into a model project to develop Community Based Tourism into a Carioca community. And as such, adding to the touristic attractions of Santa Teresa - my great academic and practical goal. Today I am certain that this is a project of love that moves people to build a better world to transform as small community, into a neighborhood, a city, a state, a country – and but yet, why not a better world?

Thank you to all of those involved in this process for everything that we have gone through, from what we’ve learned, cultural exchanges among friends, shared spaces and respect earned through hard work and by discovering that there are definitely heroes at Morrinho! Contrary to what is said about Morrinho, there is no space for heroes, along this road I learned that the biggest heroes of Morrinho reside within each one of you that took an initiative to this fascinating game of live art. Congratulations guys!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Celebridades prestigiam "Deus sabe tudo mas não é X-9"


Entre outras celebridades, Camila Pitanga e Fernanda Abreu , que temparticipação especial no documentário, prestigiaram o lançamento de "Deus sabe tudo mas não é X-9" no Cine Odeon Petrobrás.

Sorriso para fotos!!!

Celebrities Appear “God Knows Everything But Is No Snitch”

Among other celebrities, Camila Pitanga and Fernanda Abreu, who have played a special role in the documentary, appear at the showing of “God Knows Everything But Is No Snitch”.

Smile for the cameras!!!

domingo, 5 de outubro de 2008

Debate "Deus sabe tudo mas não é X-9"







A equipe composta por: Fabio Gavião, Markão Oliveira, Raniere Dias, Nelcirlan Souza de Oliveira e José Carlos Junior participou do Cine Encontro em debate no lançamento do filme: "Deus sabe tudo mas não é X-9" no pavilhão do Ação Cidadania ontem às 15:30 hs.



O mesmo foi moderado por Chales Feitosa, sociólogo ligado ao setor de artes.



Parabéns galera por mais este importante momento, sucesso com o filme!!!!

Debate: “God Knows Everything But Is No Snitch”

Fabio Gavião, Markão Oliveira, Raniere Dias, Nelcirlan Souza de Oliveira, and José Carlos Junior participated in the debate Cine Encontro at the premiere of the film “God Knows Everything But Is No Snitch” at the pavilion of Ação Cidadania yesterday at 3:30 PM.

The debate was moderated by Chales Feitosa, sociologist connected to the arts sector.

Congratulations guys one this very important event and good luck with the film!!!!

sábado, 4 de outubro de 2008

Estréia de Deus sabe tudo mas não é X-9 - Morrinho Produções







Ontem no Cine Odeon Petrobrás aconteceu a estréia do filme "Morrinho - Deus sabe tudo mas não é x-9" de Fabio Gavião e Markão Oliveira.



O mesmo retrata a história da concepção da brincadeira Morrinho pelo olhar desses dois documentaristas que deram origem a TV Morrinho e depois a ONG Morrinho.



Com 10 anos de história e estrada, o projeto Morrinho mostrou nas telas o porquê é tão especial e chegou até o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.



mais informações: tvmorrinho@uol.com.br


Screening of “God Knows Everything But Is No Snitch” – Morrinho Productions

Yesterday at Cene Odeon Petrobrás a screening was held of the film “Morrinho – God Knows Everything But Is No Snitch” by Fabio Gavião and Markão Oliveira.

The film addresses the conceptual history of Morrinho’s game from the perspective of these two documentary film directors who developed TV Morrinho and the NGO Morrinho.

With 10 years of history and experience, the Morrinho project showed on the screens why it is so special and how it was able to arrive at the International Film Festival of Rio de Janeiro.

For more information, contact tvmorrinho@uol.com.br